Há alguns meses vivi uma situação inusitada: mudei para uma nova operadora de celular e, por coincidência, nesse mês precisei aumentar muito minhas ligações em função de um trabalho que exigia inúmeras ligações para diversos estados.
Antes do vencimento do primeiro mês, a operadora bloqueou minha linha telefônica. Por quê? Porque eu estava gastando muito. Esse "gastando muito", na ocasião, era algo em torno de 500 reais.
Pedi que me dessem um código de barras para eu fazer um adiantamento imediato do pagamento que seria cobrado na fatura e não aceitaram. Informaram que eu precisava esperar a fatura.
Bom, isso não era possível, porque eu necessitava da linha para trabalhar. Então, mudei de operadora novamente e ajuizei uma ação no Juizado Especial Cível, pedindo a condenação da operadora em danos morais.
Resultado da história: ganhei em torno de R$ 2,3 mil, mais de quatro vezes acima do valor dos gastos na operadora. É interessante observar que não tenho qualquer restrição de crédito. A iniciativa da operadora, portanto, foi completamente gratuita e irresponsável, inclusive porque eu já havia sido cliente, sempre com contas elevadas, e nunca atrasei o pagamento sequer por um dia.
Assim, se sua operadora de telefonia lhe fizer algo semelhante, não perca tempo: mude de operadora e procure um Juizado Especial Cível (Pequenas Causas) para processá-la. No Pequenas Causas não é necessário preparar qualquer petição ou contratar advogado. Basta ir lá, comparecer a duas audiências e, se a ação for bem-sucedida, passar novamente no Fórum para receber o dinheiro.