No dia em que lancei a Rede Social da Economia (em 28 de novembro de 2011), resolvi ir ao supermercado pra comprar alguns produtos de limpeza e pra testar como estava a situação que eu relatei nas dicas relacionadas com os supermercados. Eu disse que daria pra reduzir a conta de produtos de limpeza em mais de 30% com a substituição de marcas. Mas dá pra reduzir muito mais. Vou compartilhar com vocês alguns preços que encontrei.
Vidrex
Minha faxineira pediu Vidrex para limpar os vidros do apartamento e olhem só a diferença de preço que encontrei, dentro da mesma marca, a Veja, embalagem de 500 ml. O tipo Cristal, numa embalagem mais bonita, estava R$ 7,85. E o Tradicional, numa embalagem mais simples, estava R$ 4,20. A diferença é tão grande, que só o fato de um ter álcool e o outro não ter não pode explicar tudo isso. Se eu comprasse a mais cara, que sempre comprei por achar que era melhor, eu pagaria 86,9% a mais. Dá pra entender? Não, não dá mesmo. Comprei 4, economizei R$ 14,6. Puxa, fiquei rico...
Água sanitária
Fui pra outra gôndola e as surpresas continuaram. Eu precisava de água sanitária e vi uma embalagem mais bonita, de 2 lt, marca Brilhante, custando R$ 6,90. Olhei para a parte de baixo da prateleira e vi a QBoa, uma espécie de sinônimo de água sanitária, custando R$ 4,25. Se eu tivesse comprado a mais cara, teria pago 62,35% a mais.
Tira-manchas
Mas agora eu tenho um exemplo ainda pior. Nos últimos anos surgiram uns produtos muito bons para tirar manchas. E tiram mesmo. Um dos mais conhecidos é o Vanish em pó, que dá pra por na máquina de lavar roupa, nos baldes com roupas sensíveis etc. Pois a embalagem de 900g do dito cujo estava custando R$ 27,50. E um concorrente direto e igualmente bom, o Class, também 900g, estava R$ 11,90. Ou seja: se eu tivesse comprado o Vanish, teria pago exatos 131,09% a mais.
Saponáceo
Aí eu fui pra prateleira do saponáceo. E aí sim que tomei o choque maior. Uma marca referência nessa área, a CIF, de 300g, estava R$ 4,15. E outra marca igualmente boa e alternativa, a Class 300g, estava R$ 1,30. Se eu tivesse ficado com a referência, teria pago 219,23% a mais. Não dá pra entender.